quarta-feira, 6 de junho de 2018

A Canção O Ciume de Caetano Veloso

Beth,



Li em outro blog sobre a rivalidade entre as duas cidades Juazeiro e Pedrolina. Essa história de que Caetano passando por lá, ao ler uma notícia sobre um crime passional escreveu a letra dessa canção é verdadeira?

De qualquer forma, a letra se encaixa perfeitamente nas duas situações: o ciúme cego e doentio de um homem por uma mulher e o ciúme entre duas cidades à margem do mesmo rio. Senti também uma ponta de ciúme do autor que indaga ao Velho Chico sobre as coisas que ele sabe e não lhe diz: "Velho Chico vens de Minas. De onde o oculto do mistério se escondeu. Sei que o levas todo em ti, não me ensinas. E eu sou só eu, só eu só, eu". Remeto-me a mim e sinto outra ponta de ciúme que me dá ao ver tanta poesia e tanta cultura no Nordeste Brasileiro e tão pouca poesia na aridez dos ares de Sampa... Parafraseando o saudoso compositor Mineiro Vander Lee Sabe o que eu mais quero agora, meu amor?
Morar no interior do meu interior
Pra entender porque se agridem
Se empurram pro abismo
Se debatem, se combatem sem saber...

Navegar é preciso e viver é preciso também... Quando foi que morreu a poesia, por aqui? "A gente vai contra a corrente a té não poder resistir. Na volta do barco é que sente o quanto deixou de cumprir. Faz tempo que a gente cultiva a mais linda roseira que há, mas eis que chega a Roda viva e carrega a roseira pra lá. Roda mundo, roda gigante, roda moinho, roda pião. O tempo rodou num instante. Nas voltas do meu coração".

Um comentário:

  1. https://blogdabethmuniz.blogspot.com/2010/02/o-ciume-o-rio-musica-ponte-e-promessa.html#.Wxfj0PVxmM8 Comentário acima feito no blog Travessia de Beth Muniz

    ResponderExcluir